Um lobo toma a palavra
Olá, queridos, neste poema escrito por mim, um lobo toma hoje a palavra para compartilhar o que pensa sobre nós, os seres humanos, e sobre o regresso da sua espécie ao seu habitat natural. Formem a vossa própria opinião sobre o nosso entrevistado de quatro patas!
Chamam-me Mestre Isegrim, um orgulhoso lobo que bem conheceis! Hoje gostaria de falar convosco para desfazer os preconceitos que existem contra mim!
Dizem que fui o culpado da história da Capuchinho Vermelho, que a despedacei! Mas eu não faço mal a vós, humanos, seja na floresta ou na charneca!
Na floresta desfruto do calor do sol; observo-vos, caminhantes, apenas com curiosidade, à distância! Deixo os meus lobitos correr alegremente pela clareira e matar a sede num pequeno riacho!
Só em caso de extrema necessidade ataco uma ovelha; sei que os bípedes não aprovam isso! Mas nesses dias apenas sofria de uma fome imensa; não quero causar tristeza, de propósito, aos donos dos animais!
Na maior parte do tempo sou muito pacífico e respeito as ovelhas dos humanos! Mas, por precaução, protejam os vossos animais com uma vedação; assim poderei apenas observá-los de uma distância segura!
Os corços e os veados de que normalmente me alimento estão muitas vezes doentes ou já são velhos; de vez em quando também caço um javali na floresta! Saboreio esses ungulados com prazer e depois lambo as minhas patas satisfeito!
Sim, assim é o ciclo da natureza; é desta forma que preservo o equilíbrio biológico! Na vida nem tudo é apenas preto ou branco; sei que a discussão a meu respeito é acesa!
Mas também entre vós existem maus elementos, lobos em pele de cordeiro que enganam os outros! Ora sou amigo do homem, ora sou seu inimigo, mas na natureza estamos todos unidos!
Todos queremos o melhor para os seres humanos e para os animais; queremos viver em liberdade! Nem tudo é apenas bom ou mau; o homem e o lobo têm o mesmo direito à existência!
Mas, por favor, não tentem domesticar-me com comida nem pensar que assim estarão em segurança! Porque então eu perderia o meu medo natural, e prefiro manter-me fiel à minha própria família!
Continuemos a manter uma distância saudável, tão certo como eu ser um lobo da cabeça à cauda! No futuro teremos de partilhar o nosso território; assim poderemos viver tranquilamente na natureza!
Prometo-vos que respeitarei sempre os seres humanos; assim não precisareis de atentar contra a minha vida!